sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Já que não gosto de esteira... acho que vou dançar. Parte II.

Depois de 3 anos vivendo o meu lado A (psicóloga) e o meu lado B (dança) de forma tão separada, encontrei um jeito de juntar A + B! Encontrei a Dança Movimento Terapia (Ou DMT, para os íntimos) no CEFID-DMT (Centro de Formação Internacional em Dançamovimentoterapia). Comecei a estudar as pioneiras da DMT, tive aulas de psicologia, arteterapia, abordagens de educação somática, cinesiologia, etc, etc, etc... E senti realmente o gosto por estar fazendo algo significativo para mim! Um caminho para unir essas duas paixões! E aprendi outra lição: 

LIÇÃO 4: Nosso caminho não está pronto e não é linear. Cuidado com os atalhos! 

Isso mesmo, na vida não devemos escolher atalhos, caminhos prontos ou fáceis de caminhar. Os atalhos podem parecer tentadores, mas não nos levam para onde nosso coração realmente quer estar. A vida realmente significativa mais parece uma trilha com inúmeras possibilidades, daquelas que percorremos sem ter a certeza de que escolhemos certo. Mas, ao invés de esperar chegar no ponto final, podemos apreciar a caminhada. 
E é isso que eu tenho feito! Não sei bem onde este caminho vai me levar, mas ao mesmo tempo tenho muitas certezas, uma delas é a de que é neste caminho que eu quero estar! Hoje faço minha formação em Dançaterapia, leio muito sobre dança, deito e rolo no Coletivo de Sonhos com meu professor e amigo João Pirahy, não só nas aulas como também na elaboração de projetos para editais em busca por financiamento, para mostrar nossa arte para mais pessoas! E esta semana comecei uma parceria com outro amigo, Jorge Bascuñan, coreógrafo da Cia Ídrima, para fazer algumas intervenções psicológicas em seus ensaios e na preparação dos bailarinos-intérpretes de sua companhia. Além disso, estou voltando a atender em consultório e continuo com meu trabalho nas empresas, formando pessoas e times. O que une tudo isso é a compreensão do ser humano como um ser integral, acredito que nosso desenvolvimento só é realmente  transformador quando atuamos nas três dimensões física, mental e emocional, que nos leva ao desenvolvimento da dimensão espiritual. Mas não achei nada disso pronto, escrito em um único livro ou como conteúdo de um único curso. Estou tendo que me reinventar e reinventar minha profissão! 

LIÇÃO 5:  Se você quer algo diferente, se jogue!

Muitas vezes não nos encaixamos 100% naquilo que estamos fazendo. Mas só vamos conseguir mudar ampliando nosso repertório e nossa coragem para o novo. Sonhar, experimentar, arriscar... Não avançamos sem colocar essas palavrinhas mágicas em nossas vidas. Estar aberto para aprender a cada dia e poder compartilhar esses aprendizados pode tornar o caminho ainda mais divertido. Por isso criei este espaço! Para postar minhas descobertas, resumos de livros, inspirações e o que mais surgir. E para, quem sabe, provocar novas conversas, conhecer mais pessoas, ampliar minhas ideias, aprender novas lições! Quero você comigo! Vem?





Nenhum comentário:

Postar um comentário